segunda-feira, 6 de maio de 2013

Transplante de Medula

Bom, após muito se conversar, tratar e discutir o caso do Mateus, a equipe médica do Hospital Boldrini, entendeu que no caso dele, será mesmo necessário fazer um transplante de medula. 
Na época que foi descoberta a leucemia, ele já foi inscrito/inserido na fila de espera coordenada e gerenciada pelo Instituto Nacional de Câncer(INCA)

O transplante é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia e linfoma. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável. O transplante pode ser autogênico, quando a medula vem do próprio paciente, e alogênico, quando a medula vem de um doador. O transplante também pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de um cordão umbilical.

Todos os pacientes são inscritos em uma fila única, controlada pelo próprio governo (SUS), a espera de um doador. Apenas os pais e irmãos do paciente podem fazer o exame de compatibilidade gratuitamente e neste caso são os únicos que podem fazer a doação diretamente ao paciente, caso sejam compatíveis. Todos os outros parentes, familiares e amigos, caso tenham interesse de fazerem doação ou até mesmo verificarem compatibilidade de medula, devem se inscrever e se cadastrar no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), instalado no Instituto Nacional de Câncer (INCA). Este exame será feito e a pessoa irá se tornar um doador vonluntário nacionalmente. Isso quer dizer que, a compatibilidade pode servir para qualquer outro paciente cadastrado neste banco de dadose não pode ser diretamente relacionada a um determinado paciente. Há não ser no caso, daquele paciente ser o primeiro paciente compatível na ordem de espera da lista. Este sistema é informatizado, e cruza as informações genéticas dos doadores voluntários cadastrados, com as dos pacientes que precisam do transplante. Quando é verificada compatibilidade, a pessoa é convocada para realização de alguns outros exames mais específicos, e após isso, fazerem a doação. 

Todo mundo que quiser ser doador, poderá ser.
E isso com certeza pode ajudar, tanto o Mateus, como também milhares de pacientes e familiares que estão vivendo o que estamos vivendo hoje.

Para se tornar um doador, é preciso:
- ter entre 18 e 55 anos de idade
- e gozar de boa saúde. 
Para se cadastrar, o candidato a doador deverá procurar o hemocentro mais próximo de sua casa, onde será agendada uma entrevista para esclarecer dúvidas a respeito das doações e, em seguida, será feita a coleta de uma amostra de sangue (5 ml) para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador). Os dados do doador são inseridos no cadastro do REDOME e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação. O transplante de medula óssea é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico, feito sob anestesia geral, e requer internação de, no mínimo, 24 horas.

E foi exatamente isso que aconteceu, o REDOME constatou um possível doador de medula para o Mateus, no seu casdastro nacional de doadores. Este vonluntário ou vonluntária (não sabemos quem é, pois a identidade do doador é sigilosa) foi convocado a fazer os exames complementares. E estes exames estão sendo feitos.

Agora então, é hora de unirmos mais que nunca em nossas orações, e pedir que tudo dê certo!!!

Para quem quiser mais informações:

REDOME / REREME
Rua do Resende, 195, térreo - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Telefone do REDOME.: (21) 3207-5299 / 3207-5214
Telefone do REREME.: (21) 3207-5233 /
e-mail: redome@inca.gov.br

7 comentários:

  1. Amem!!! Estamos torcendo muito para que seja compativel!!! Obrigada por nos manter informada e um grande beijo pro Mateus, Glaucia e Paulinho!!!

    ResponderExcluir
  2. Lu e família,
    Estamos na torcida! Deus irá iluminar a todos e Mateus voltará pra casa saudável!
    Um beijo,
    Ro (jantinha)e Adriano.

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus...esta pessoa abencoada vai estar bem e ira curar o nosso Mateus...eu sei q sim...

    ResponderExcluir
  4. Então para ser doador de Mateus tem que ter que ter tipo sanguíneo compatível e mais o que? meu coração se comoveu muito e eu se pudesse e se eu fosse a pessoa compatível a Mateus iria hoje mesmo não aguento ver a criança sofrendo quimioterapia é muito triste deixa a criança frágil demais..O Deus se eu fosse compatível iria e doava , meu pai eu lhe peço toca no coração dessas pessoas e as levam ate Mateus meu pai porque confio em ti senhor e nos honre com a noticia de Mateus bem, eu creio em ti senhor e estarei aguardando noticias de Mateus bem.

    ResponderExcluir